domingo, 17 de novembro de 2013

Problemática

             Crianças e adolescente em processo de formação muitas coisas se tornam influência no seu comportamento e na formação da sua personalidade, um desses fatores contribuintes é a música que se tornou uma forma de expressão de emoções, de humores e sentimentos. A música pode alterar nos jovens o modo de se comunicar, o modo de se vestir, o modo de se comportar e principalmente como passam a ser vistos através do modo de dançar essas musica, que os tornam um tanto vulgar a exemplo de ritmos musicais como funk e pagode que usam letras para expressar emoções, muitas letras são aquelas que desvalorizam a mulher.
            Alguns ritmos musicais têm contribuído de uma forma negativa na vida dos jovens, pois hoje as musicas tocadas são musicas de duplo sentido, e assim a música que era para ser tida como uma simples diversão, passatempo ou algo inocente, tem sido grandes influenciadoras na tomada de decisões comportamentais o que é bastante prejudicial aos jovens em processo de formação, pois eles já não se importam com o contexto da musica e sim com o ritmo envolvente e contagiante.
            Um dos grandes problemas é que na sociedade tudo se tornou comum e aceitável, hoje é encontrado com facilidades crianças que deixaram de usar roupinhas de crianças e passaram a usar shortinhos, mini saias, mini blusas, assim como elas presenciam na televisão pelas dançarinas desse tipo de musica, ou ate pelo exemplo visto na própria sociedade, essa exagerada exposição passou a influenciar na sexualidade das crianças e adolescentes, as letras sensuais e eróticas elas tendem a visar ainda a exploração do corpo e o desrespeito as mulheres, como é exemplo o funk que diz “tapinha não dói” ou “são as cachorras”
            A mídia ela contribui bastante para essa influência na sexualidade dos jovens, pois a televisão, o rádio e internet permitem aos referidos um fácil acesso a toda essa erotização, ela tem se tornado um grande influenciador sexual, pois hoje já não existe uma censura, muitas programações até mesmo as novelas despertando a sexualidade, certa vulgaridade nos comportamentos desses jovens.
Outro problema associado é o consumo de drogas que caminham juntas com a música e com as festas e não é de agora. Diversos cantores famosos trazem na letra de suas canções suas experiências com o consumo e até descrevem sensações de como agem as toxinas em seus corpos.
"Vou apertar, mas não vou acender agora", canta Bezerra da Silva, em "Malandragem dá um tempo". Rita Lee expressa em um trecho da musica "Lança Perfume". Exemplos de músicas que misturam drogas e emoções não faltam seja no samba, no funk carioca, na batida hip-hop, no pagode baiano e no famoso sexo, drogas e rock and roll. Os estilos musicais são diversos e atraem gente de diferentes níveis sociais, valores e padrões de consumo.
As chamadas raves, é a moda da vez entre os jovens e, também, a nova preocupação das autoridades, pois são inúmeras as denuncias de vendas de drogas no evento. A rave geralmente tem duração média de 24 horas e é embalada na maioria das vezes por música eletrônica. Show de reggae predomina a droga chamada maconha onde o grande mestre que globalizou o estilo, Bob Marley, sempre afirmou ser um consumidor ativo da erva.
Em casas de shows onde o som é o pagode o consumo de álcool e cocaína é extremamente incontrolável e explicito, onde musicas são tocadas em incentivo a consumirem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário